segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Spetacle | Stuart Haygarth



Adorei a dica do comentário do post abaixo, por isso ela vale o post! Obrigada Winnie.

A luminária SPECTACLE (2006) foi criada com 100 pares de óculos unidos uns aos outros para formar este belo chandelier (tipo de lustre que tradicionalmente é volumoso na parte superior e vai gradativamente reduzindo os elementos que o compõe nas extremidades)

A analogia proposta é uma segunda função para os óculos, que primariamente serverm para enxergar e compondo uma luminária deste tipo, serve à mesma função, permitir a visão, contudo com um novo olhar, marcado por poesia.

Uma bola de espelho produz um efeito de refração e reflexão da luz nas lentes.
Mais informações no site do designer Stuart Haygarth

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Aviator na iluminação




Fãs de óculos aviador e de temperos diferentes na decoração podem comemorar. Batizada de "Celebrity Lamp" by Deeply Madly Living, a luminária é feita de 40 pares de óculos de sol aviador espelhado.

Inspirada nas celebridades que quase nunca removem as suas máscaras em público, Celebrity originalmente custava US $ 1.600, mas agora está disponível para míseros US $ 160. Fashion! Dica da Nana (thanks, thanks, thanks) via gearfuse

Restaurante Morar Mais por Menos





O desafio deste projeto da Arquiteta Cristina Menezes foi criar um ambiente com requinte para harmonizar com a imponente arquitetura do prédio e com um ótimo custo respeitando todos os preceitos de sustentabilidade. O resgate do Patchwork, feito com sobras de papel de parede confirma o conceito da mostra e cria uma atmosfera retro e alegre que ganha requinte através das cores escolhidas. Uma grande cortina -130,00m², em malha segunda pele, com o custo de R$ 2,50/m (tecido), na maior dimensão do espaço proporciona conforto, aconchego e sofisticação através da cor escolhida e do seu perfeito caimento no pé-direito duplo.

Um pórtico em mdf melamínico, material ecológico, baixo custo e fácil manuseio, divide o salão em duas partes: uma área para slow food e outra área para drinks e petiscos. Nas extremidades do pórtico, uma estante, ocupando todo o pé-direito acolhe as bebidas, louças, afins e ganhando destaque com uma iluminação com led métrico. No outro extremo, uma cadeira convida o cliente a apreciar o ambiente.

O mobiliário , de uma movelaria mineira de excelente custo benefício, com diferentes formas, cores e design reitera o conceito do despojado com requinte. Reforçando a geometria espacial, uma grande mesa paralela à maior dimensão do ambiente valoriza o conjunto.

O piso em madeira ecológica com estampas das caixas de vinhos cria a identidade do espaço que é o restaurante.

Finalmente, a iluminação pontua os detalhes da arquitetura do restaurante com lâmpadas de baixo consumo de energia.

Hanging Chair




Cadeira? Cabide? Ambos! A ideia de Phillippe Malouin foi juntar funções distintas e criar um produto prático para closets e vestiários. Dica do meu primo arquiteto Robson Araújo, via atelier-ad.

Mobiliário versátil


A dica do Ronaldo Freesz é fenomenal: um mobiliário versátil é exibido no youtube pela empresa Resource Furniture (busque por "Italian-Designed Space Saving Furniture"), ou seja o design economizando espaço e otimizando as funções de móveis e espaços. Super bacana! Obrigada Ronaldo! Brilha muito... ;)

Mesa possui uma lâmpada alimentada por energia solar


"Os românticos jantares a luz de velas agora têm uma versão século 21.

Inspirado por vagalumes, o designer Vuk Dragovic criou a mesa Firefly. Feita para uso doméstico ou comercial, ela possui uma lâmpada no centro que funciona através da energia solar coletada por pequenos painéis solares que ficam em baixo da parte de vidro.

Sempre que o usuário precisar de uma luz extra, basta pressionar a parte central da mesa para que a lâmpada apareça. Um conceito estiloso, elegante e ecologicamente correto.

[Via Hype Desire]" Via blog do Gabriel Martins, mais uma dica da Nana.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vencedores Prêmio Top de Arquitetura e Decoração


Divulgados os nomes dos vencedores do Prêmio Top de Arquitetura e Decoração, da C&C casa e Construção

Profissionais

1º Lugar - Viviane Ap. Bonini Ferracini – Jundiaí/SP
CATEGORIA DO PROJETO: BANHEIRO
Prêmio: Uma viagem para a Feira de Milão - Salone Internazionale del Mobile.

2º Lugar - Ronaibi de Souza – Barra do Piraí/RJ
CATEGORIA DO PROJETO: BANHEIRO
Prêmio: Um notebook


Estudantes

1º Lugar - Rodrigo Cardoso Rocha – Jundiaí/SP
CATEGORIA DO PROJETO: BANHEIRO
Prêmio: Uma viagem para a Feira de Milão - Salone Internazionale del Mobile.

2º Lugar - Priscila Inácio de Andrade – Niterói/RJ
CATEGORIA DO PROJETO: BANHEIRO
Prêmio: Um notebook

Não tive acesso aos projetos, mas se os autores quiserem enviar para o blog publicaremos com prazer! Parabéns aos que se destacaram!

RDesign Belo Horizonte


O RDesign (Encontro Regional dos Estudantes de Design) é um evento
que promove a integração dos estudantes de design e discussões em
torno da atividade, reunindo anualmente participantes em atividades
como palestras, oficinas, exposições, apresentações de trabalhos,
atividades culturais, debates e manifestações públicas. A cada ano, o
encontro é organizado por uma Comissão Organizadora de estudantes
voluntários e, em 2010, Belo Horizonte será sua sede entre os dias 9 e
12 de outubro. O tema do evento é proposto pelo termo MULTI, através
da INTEGRAÇÃO e da idéia de que as áreas do design se completam
e não se contrapõem. Essa integração pode se dar em diferentes
níveis, a fim de enriquecer e consolidar o trabalho do designer.

Para se inscrever e saber mais sobre o evento, visite:
www.rdesignbh.com

Novo rumo às caixas de leite e suco





Vou inaugurar uma nova categoria (tag) no blog: o 'na íntegra", para reproduzir fielmente reportagens que achar por aí. Para começar em grande estilo, uma matéria de Christian Ullmann para o portal IG sobre a Joanna (queridíssima da Híbrida, que já apareeu aqui várias e várias vezes)

Criatividade e iniciativa sustentável dão segunda vida às embalagens multilaminadas
Por Christian Ullmann,
via IG

As caixas de leite e suco são um resíduo comum na maioria dos lares brasileiros e do mundo. No Brasil este material reciclável muitas vezes não completa o ciclo de reciclagem por razões de descuido, logística ou mobilização dos consumidores, indo parar nas ruas e bueiros, ocasionando diversos males para a cidade e o meio ambiente.

Segundo dados apresentados pelo engenheiro ambiental da Tetra Pak, Edy Merendino, em 2006, apenas 24% do volume total de caixas multilaminadas fabricadas (no Brasil) foi reciclado. Já em 2008 a taxa de reciclagem foi de 26,6%, representando 52 mil toneladas de embalagens recicladas.

Tendo em vista esta realidade, uma alternativa é reaproveitar as embalagens, possibilitando dar maior vida útil a este material. Daí ter sido muito gratificante encontrar os projetos desenvolvidos pela jovem designer mineira Joanna Sanglard.

Designer de produtos formada pela Universidade FUMEC (Fundação Mineira de Educação e Cultura), de Minas Gerais, - que quando estudante, teve a oportunidade de trabalhar nas oficinas de criação do Reciclo Asmare Cultural – Joanna trabalha com o reaproveitamento de materiais recicláveis como matéria-prima novos produtos.

Em 2007 criou a Hibrida com o intuito de desenvolver e comercializar produtos sócio-ambientais especializando-se em embalagens multilaminadas. “Acredito que ao utilizar um produto feito com resíduos, as pessoas se questionam sobre o consumo diário. Será que precisamos de tanta embalagem? O que é feito com estas depois que eu supro a necessidade do meu consumo? Quero mais conteúdo e menos embalagem”, afirma Joanna.

Passo a passo abertura caixa tetra

Para facilitar a obtenção da matéria-prima Joanna desenvolveu uma campanha de coleta veiculada na internet constando de um passo a passo de abertura e higienização das embalagens. Em troca, a Hibrida oferece um brinde para quem entrega certo número de caixas abertas, limpas e secas, conforme a orientação do site.

A proposta, além de recolher um resíduo pós-consumo para utilizar de matéria-prima, é incentivar as pessoas a lavarem embalagem assim como lavam um copo de água após seu uso.

Importante frisar que esta campanha de coleta é válida somente em Belo Horizonte devido à logística.

Serviço:

Hibrida Design

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Paliteiro Cactus em versão globalizada



Já falei aqui do paliteiro Cactus, da minha queridíssima sócia e amiga Naissa Zeh (lembram?) E não é que agora, a Naissa vendeu o projeto e ele finalmente está sendo comercializado no mundo inteiro! É o design nacional ganhando o mundo. Todos que mandaram email perguntando onde comprar agora pdem simplesmente entrar no JustMustard e garantir o seu! Parabéns Na! Muito sucesso aí e na Mafuá!

Tampo no lugar das gavetas



O designer Rebwar Faille desenvolveu este conceito de mesa de escritório diferente. Ao invés de gaveteiros para guardar a papelada, o tampo da mesa abre revelando nichos. Interessante!

Via: YoungZeh > Yanko Design

Bugge | Ingse Galtung Døsvig




Bugge é um projeto da estudante Ingse Galtung Døsvig, da Bergen Academia Nacional de Artes. Não é apenas um sistema de mobiliário modular criança. É uma escola de criatividade, imaginação e interação, já que as crianças possam se divertir de forma aparentemente interminável. Ingse diz que ficou surpresa com os usos descobertos pelos pequenos, que foram além do que ela imaginava. Dica da Nana, via design your trust.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Marcador de copo escalador



Sabe aquela pergunta: cadê o meu copo? Quando a gente está num happyhour e conversa vai, conversa vem, o copo some... "Seus problemas se acabaram!" A Designnmania pensou em simpáticos escaladores de taças coloridos que diferenciam os drinks das pessoas! Adorei!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lápis de jornal


Os lápis de material reciclado é vendido online na Abe’s Market, que é uma loja especializada em artigos naturais e ecológicos. Trata-se de um kit feito com jornais usados, algo que gera um lixo diário enorme. O artesão simplesmente vai enrolando e colando o jornal em volta do grafite até atingir a espessura desejada. O kit custa $ 13,50 e é muito bonito, além de supercool. Dica da Nana, via designontherocks

Pod para dormir




O nome "Pod" é dado a uma mistura de berço e cama da marca australiana "ubabub", que tem uma linha para bebês e crianças totalmente seguros e "eco-amigáveis". A linha "Pod" é composta por um bercinho cujas linhas arredondadas lembram o estilo da Apple. Sem bordas ou qualquer outro tipo de ponta, o modelo "Cot" possui nas laterais duas chapas acrílicas com recortes vazados que permitem enxergar a criança facilmente. Como em outros berços, conforme a criança cresce, o móvel muda de função e se adequa ao tamanho e nova necessidade dos pequenos usuários.

Escorredor diferente




Cansado da mesmice daqueles tradicionais escorredores de pratos? A DBA pensou numa proposta diferente, contemporânea e funcional! De plástico, pode ser fabricado em várias cores.

Evento Comunicação em Dispositivos Móveis – Panorama atual


Nesta quinta-feira, 26/agosto, a Escola de Design promove o evento Comunicação em Dispositivos Móveis – Panorama atual, palestra e mesa redonda sobre o tema com o professor Hector Navarro da Universidade de Vic, Espanha e convidados de Minas Gerais. A entrada é franca.
Com o objetivo de estimular a discussão acadêmica sobre o assunto, a Escola de Design da UEMG, convidou o professor Dr. Hector Navarro Güere, professor e pesquisador da Universitat de Vic, Catalunya, Espanha, atualmente em residência na ECA-USP, para proferir palestra seguida de mesa redonda da qual participarão os professores Cláudio Santos, Breno Pessoa, ambos da UEMG e Rodrigo Minelli da UFMG.

Dia 26 de agosto / 19:30 hs
Auditório do SEBRAE-MG
Av. Barão Homem de Melo , 329 - Nova Suíça
Entrada franca
Realização: Escola de Design-UEMG e UFMG
Apoio SEBRAE-MG e VIVO Arte.Mov

Tábuas de quebra-cabeça




Faço minhas as palavras da Swissmiss. Adorei as tábuas de madeira Puzzle Board da Ooms Dutch Design Studio. Minimalistas, lindas e funcionais.

2º Ciclo de Capacitação Designers (2)


Lembrando que essa semana, no dia 25 de agosto tem a palestra "Design Thinking" com
Kleber Puchaski.

O 2º Ciclo de Capacitação Designers tem como objetivo aprimorar as habilitações e a qualificação do profissional mineiro de design e inteirar pequenos empreendedores em quesitos de gestão e negócios.

Promovido pelo Centro Minas Design (CMD) e pelo Sebrae-MG, traz workshops e oficinas para Belo Horizonte, com profissionais renomados. O primeiro encontro aconteceu no dia 18 de agosto no CMD, com a palestra sobre Design Estratégico, com o designer Camilo Belchior.

Nos próximos encontros serão abordados Design de Serviços, Formação de Preço e Fluxo de Caixa, entre outros temas que vão dar maior entendimento sobre novos pensamentos de design e diretrizes mercadológicas.
Para participar, os interessados devem depositar uma taxa de R$100, que vale para todos os eventos. Caso queira assistir somente um workshop o valor unitário é de R$30. Além disso, a inscrição através de um CNPJ possibilita a empresa designar um representante para cada palestra. As vagas são limitadas.

Mais uma vez o Centro Minas Design e o Sebrae-MG se unem para fortalecer o design mineiro e auxiliar as empresas de Minas a se tornarem mais competitivas e sustentáveis. O Centro Minas Design fica na Av. José Cândido da Silveira, 2000, bairro Horto, nas dependências do Cetec.

Inscrição: (31) 3247-2246 – joyce.terra@minasdesign.mg.gov.br

Jean Paul Gaultier no design de móveis






Depois das aventuras de Hans Donner, Jean Paul Gaultier brinca de design de móveis. Desta vez, a proposta partiu da Elle Decor, que há dois anos chama estilistas para decorar o apartamento do arquiteto Jacques Carlu, num clima experimental. Já participaram desse projero Christian Lacroix e Martin Margiela, e agora Gaultier. A mostra fica aberta ao público até outubro na Cité de l’architecture, em Paris. Quem vai? Via Petiscos

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fim de semana chegando, se jogue na preguiça...






O pufe que lembra um travesseirão, Brasilazy, cuja preguiça está até no nome, uma mistura de "lazy", que em inglês significa preguiçoso e Brasil. Isso porque essa criação nacional, foi idealizada para curtir os momentos de relaxamento despojadamente.

Fabricado em material extremamente resistente, ele pode ser usado em áreas internas e externas, como quartos, salas, varandas, enfim, onde você quiser, até na piscina!

Aproveitem o descanso até segunda!