quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vencedores do 6° Prêmio da Abimóvel



Mais mineiros brilhando por aí! Eu explico: o escritório Kvar Design ganhou o 6° Prêmio da Abimóvel que aconteceu no final do mês passado em São Paulo. Mas não foi uma vitóriazinha simples não, foi uma vitória dupla! Dois projetos diferentes! O escritório é composto pelos designers Gilberto Almeida, Fernando Faria, Thiago Porto e André Rezende. Mais motivo para ficar orgulhosa? ex alunos meus da Pós-Graduação em Design de Móveis da UEMG(Inscrições abertas, olha o jabá!)

O Concurso aconteceu da seguinte forma: a primeira etapa foi análise curricular e do portfólio dos participantes. Foram mais de 100 inscritos e o Kvar passou por essa peneira. Num segundo momento foram selecionados 20 equipes que participaram de um workshop em São Paulo, onde foram apresentadas as diretrizes para desenvolvimento dos projetos. A partir daí eles tiveram cerca de um mês para o envio dos projetos.

O tema do Concurso foi o desenvolvimento de móveis para as Classes C, D e E do Brasil e países de língua portuguesa para os espaços de Quarto, Sala, Cozinha ou Banheiro.

Ao final, 5 projetos foram considerados os vencedores, sendo dois da Kvar: o Armário Pix e o Kit para banheiro H20.

O Armário é um produto destinado a adolescentes e seu conceito é personalização. As portas possuem uma chapa metálica interna para fixação de fotos e elementos metálicos em sua superfície, além de incorporar elementos gráficos relacionados ao universo de interesse do público alvo. Basicamente o produto utiliza MDF e MDP.

Já o Kit para banheiro H20 é um móvel de banheiro que apresneta uma proposta totalmente nova. Seu público é formado por pessoas que residem em habitações de espaço bastante reduzido. Esses usuários precisam de um mobiliário de baixíssimo custo, com repartições para produtos de higiene e roupa suja. O grande diferencial do produto é que ele pode ser desmontado e utilizado em outros lugares, pois diferente dos móveis existentes no mercado para banheiro, ele não incorpora o bojo da pia, eliminando a necessidade de reforma ou adaptação no espaço.
Basicamente utiliza MDF em sua confecção.

A Abimóvel fabricou os protótipos que foram apresentados na Feira em São Paulo. A premiação foi feita durante a feira e os prêmios foram: uma viagem para as feiras de móveis de Dubai, Valência e Las Vegas. Os protótipos agora serão expostos na Index Dubai.

A equipe está à procura de empresas interessadas em comercializar os produtos.

2 comentários:

Érika Fernandes disse...

Olá,

Gostei muito do seu blog e agora ainda mais, pois descobri que você dar aul ana pós graduação da UEMG.

Há algum tempo estou tentando conseguir informações sobre a pós. Você pode me ajudar?
Quando começa?

Abraços

Cris Dinardi disse...

Parabéns a todos os designers participantes e a seus condutores! Sucesso hoje e sempre!