segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Banco Ianomami



Muito bacana quando oblog me aproxima de contatos interessantes do mundo do mobiliário. Isso vira e mexe acontece e é muito gratificante! Essa semana aconteceu de novo!

"Conheci"o Sérgio Mattos, que juntamente com Anny Isabelle de Araújo Ramalho desenhou o banco Ianomami, finalista do Prêmio Sebrae (postado anteriormente aqui). Segundo Sérgio, "a idéia principal do banco foi extraída especificamente de um tipo de pintura facial indígena, muito comum entre índíos. Trata-se de uma faixa vermelha pintada sobre os olhos com urucum." À partir desse ícone foi criado a relação de identidade cultural dos povos da Amazônia com o produto em questão. Dessa maneira procurou-se valorizar a identidade brasileira no design e a preocupação com a preservação do meio ambiente.

A construção da peça foi pensada priorizando a utilização de materiais "eco-compatíveis". O assento é preenchido com a pluma do algodão e a Madeira utilizada é o MDF certificado, extraídos da TECA, produzida no Mato-Grosso e revestido com a lâmina da imbuia. A estrutura do banco usa um tipo de cipó encontrado na região Amazônica que é parasita das árvores (com o tempo ele se desenvolve em seu tronco e acaba matando-a). assim sua extração é considerada benéfica para a floresta. A parte de cestaria utiliza a fibra de junco. O verniz de proteção é a base de água, naturalmente.

Um charme a mais fica por conta da embalagem e do estofamento de algodão colorido, um material desenvolvido pela EMBRAPA da Paraíba no qual o algodão nasce colorido naturalmente, sem a utilização posterior de pigmentos. Atualmente há quatro cores cultivadas: o verde, rubi, bege e o azul.

O projeto foi finalista do Salão Design Movelsul, em 2008, ganhou o prêmio SEBRAE Minas Design e agora é finalista do prêmio Eco-Leo de design.

Produzido pela Amazônia Fibras Naturais.

3 comentários:

Neto disse...

boa matéria gostei

BubbleDesign/Bruno disse...

achei legal o banquinho, mas tive uma duvida é fabricado artesanalmente ou industrial?
abs

rosa matos disse...

gostei demais do banco ianomami e gostria de adquiri-lo. onde posso encontra-lo ? e o preço ?