sábado, 24 de janeiro de 2009

Royal Actual | Sam Baron








O designer Sam Baron criou esta coleção batizada de Royal Actual para a fábrica de porcelanas portuguesa Vista Alegre.

As criações poderão ser vistas na feira Maison & Object, que começou ontem em Paris (ai se eu pudesse estar lá...)

Vista Alegre é uma jóia da indústria portuguesa. Fundada em 1824, ela funcionou em parceria com a Sèvres Royale, uma indústria francesa, no início de sua trajetória. Contudo, sua mais expressiva relação criativa sempre foi com o Oriente.

De fato Portugal criou, já no séc. XVI, o primeiro movimento de globalização cultural da história da humanidade . Realmente os Portuguese foram os primeiros Europeus a alcanças as terras à Oeste (China e Japão) o que permitiu por consequência, que fossem os primeiros produtores de porcelana da Europa. Através deles a Europa, que nem sonhava em fabricar porcelana ainda, rapidamente começou a enviar artigos decorativos para aChina, para serem pintados em peças de porcelana ou favbricados pelos chineses.

Isto representou o primeiro fluxo bidirecional, cultural e commercial entre dois extremos do mundo, dando origem ao rico patrimônio de peças de arte, conhecidas como integrantes das Companhias das Índias.

Hoje ainda são mantidas as origens estéticas e culturais, e a Vista Alegre decidiu renovar sua gama de produtos através de designs contemporâneos, na qual se incluem a “Royal Actual” de Sam Baron. Iniciativa aliás, super louvável. Eu amo a fusão da tradição e da contemporaneidade.

via dezeen

Nenhum comentário: