quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Rotomoldagem

O designer César Pinheiro, do blog Seventh Design, fez uma seleção de produtos em rotomoldagem, apresentados na Bienal de Design de Brasília. Como o Brinquedo Supremo, da Verona Indústria de Plásticos Projetado pela Inove Design e a Poltrona Barriguda, projetada por Célio Teodorico e produzida pela IBT Moldes.

Para quem não sabe, Rotomoldagem ou Moldagem Rotacional é um processo industrial bastante versátil de moldagem de polímeros. Um molde é posicionado no forno do equipamento para lento aquecimento e conseqüente moldagem, através do giro uniforme e simultâneo em seu eixo vertical e horizontal.

Uma vez aquecido o polímero preenche uniformemente toda a cavidade interna do molde, o qual posteriormente é resfriado retendo esta uniformidade na espessura projetada, dando assim a forma final da peça. Assim, o molde é resfriado e aberto para que a peça seja desmoldada. A velocidade de rotação, o tempo, o aquecimento e resfriamento são projetados e controlados durante todas as etapas do processo.

Uma das principais vantagens é o custo baixo, leveza e facilidade de transporte (já que a peça fica oca)

Nenhum comentário: