terça-feira, 25 de novembro de 2008

Acrescente um toque rústico à decoração

Ambiente assinado pela arquiteta Cynthia Pimentel Duarte utiliza árvore de reflorestamento
Ambiente assinado pela arquiteta Monique Granja
Ambiente assinado pela arquiteta Monique Granja
Garagem assinada por Ana Claudia Marinho Rodrigues e Manuela Gonçalves Moreno
Living assinado por Frederico Morán e Haroldo de Barros Rodrigues

O IG soltou uma reportagem sobre móveis rústicos e posto aqui a íntegra , pois amei! Amei duas vezes!

O rústico não se abala pelo tempo. Não importa a época, um móvel rústico combinado a uma decoração contemporânea sempre cai bem. O projeto criado por Frederico Morán e Haroldo de Barros Rodrigues para o living da mostra CAD Casa Arte & Design desse ano é a prova disso.

Nesse ambiente, com grandes vãos de vidro e cercado de jardins, o estilo contemporâneo se mostra através dos materiais e tecidos. São fibras naturais com tons suaves entre o off-white e o fendi, e detalhes de verde e amarelo queimados.

A harmonia com o clássico das obras de arte e de algumas peças do mobiliário resulta no equilíbrio do ambiente. “Nossa proposta foi criar um espaço agradável para conviver e receber amigos, com classe e descontração”, explicam os arquitetos.

Segundo a arquiteta Monique Granja, o uso de móveis rústicos combinados com móveis contemporâneos, além de ser uma tendência atual na decoração de interiores, permite que o ambiente fique mais aconchegante, descontraído, além de aproveitar os materiais de demolição e as fibras naturais, o que vem a reforçar o objetivo da sustentabilidade.

O mesmo conceito foi utilizado na garagem da CAD, criada por Ana Claudia Marinho Rodrigues e Manuela Gonçalves Moreno. Elas quiseram criar um ambiente multiuso, onde o dono da casa pudesse receber os amigos, programar viagens, guardar seus equipamentos de esporte e lazer, além de estacionar suas bicicletas e outros meios de locomoção.

“Como é muito preocupado com o meio ambiente, o proprietário tenta não usar o carro para se locomover, por isso a ausência de um na Garagem”, explicam as arquitetas. O estilo totalmente moderno do espaço foi definido pela fachada, modificada com painéis certificados pelo selo Green Building.

Como escolher

Não se preocupe muito com o móvel em si, e sim como ele será inserido no ambiente que você deseja. Isso não significa comprar qualquer móvel, claro, o design é importante, mas não fique preocupado se na hora parecer que o ambiente vai ficar visualmente um pouco pesado, pois essa sensação pode ser quebrada com a ajuda de móveis de outros estilos.

“A preocupação maior ao adquirir móveis rústicos é compatibilizar as dimensões e o design desses móveis com o mobiliário contemporâneo selecionado, feito em aço ou vidro, revestido em couro ou em seda, de forma que essa combinação traga personalidade ao lay-out projetado", diz Monique.

via ig

Nenhum comentário: