segunda-feira, 21 de julho de 2008

Com a bênção de São João



Vi essa matéria no Portal SENAI DESIGN. Interessante como a cultura inspira os objetos do dia à dia.

"Bandeirinhas multicoloridas típicas das comemorações juninas revelam inspirações

Tipicamente nordestina, a festa de São João, celebrada durante o mês de junho, movimenta pessoas em várias cidades do Brasil em torno de tradição, cor, alegria e muito agito. Lanternas, fogos, bandeiras e comidas à base de milho abastecem as quadrilhas que andam em romaria por mais de quatro quilômetros ao som de forrós e músicas nordestina

Inspiradora, a festa brasileira que tem seu ponto alto na cidade de Caruaru, interior de Recife, serve como referência para composições de cores e estampas montadas sem preconceito e com muita alegria pelos locais.

Xadrezes e florais são padronagens recorrentes, mas são as bandeirinhas penduradas em casas e estabelecimentos comerciais que chamam mesmo a atenção dos passantes. Não é à toa que o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988) se encantou pela festa e optou por fazer de suas obras um verdadeiro retrato da cultura junina nordestina.

Caracterizado como um abstracionista geométrico, Volpi passou por várias fases e recebeu influência de pintores impressionistas e clássicos até criar a própria linguagem artística. As bandeirinhas multicoloridas das comemorações de São João viraram temática constante de suas telas. Colocadas lado a lado, de maneira ordenada, elas surgem em cores vibrantes, propondo uma brincadeira de tons sobre tons num colorido frenético e alegre típico das festas de junho."

Via portal SENAI Design

Nenhum comentário: