quinta-feira, 15 de maio de 2008

Trilobis 65 | casa subaquática

Já que todo mundo gostou de sonhar com o ambiente da google, apresentamos a Trilobis 65, um projeto de uma casa para o futuro, que vi em vários lugares, e posto agora baseada no original do obvious.

Na proposta conceitual, o homem se volta para o mar, como uma alternativa à superpopulação da terra. A idéia é interessante, mas ainda é bem distante da realidade já que o custo estimado bate na casa dos 4 milhões de dólares

A forma se baseia numa trilobite pré-histórica. A estrutura está equipada com as mais modernas soluções tecnológicas, especialmente em relação à autonomia e produção de energia, assegurada por sistemas amigos do ambiente - células de combustível solar e eólica, sendo que algumas das tecnologias aplicadas foram desenvolvidas em colaboração com a Agência Espacial Europeia.
O Trilobis 65 foi concebido pelo Giancarlo Zema Design Group em 2001. No fundo o conceito é bastante simples: uma forma oval de 20 metros de comprimento dividida em quatro níveis unidos por uma escada em caracol central. O nível inferior é uma generosa bolha de vidro que permite a observação subaquática e os níveis seguintes contêm as zonas de dormir, refeições, convívio e comando.

Um aspecto muito interessante na concepção deste iate/habitação é a possibilidade de se aglomerar com os seus semelhantes em torno de um embarcadouro adequado formando, no fundo, pequenos "bairros" ou comunidades. Para isso o desenho da popa tem uma forma semicircular que lhe permite encaixar-se no pontão redondo do embarcadouro. Sem dúvida um conceito de futuro.

Pra ver mais produtos deste estúdio, visite o site Giancarlo Zema.

Nenhum comentário: