quinta-feira, 17 de abril de 2008

Painéis de Madeira com Clones de Eucalyptus urophylla

A designer Lílian Lima Mendonça, defendeu ontem na UEMG sua dissertação de mestrado “Produção de Painéis de Madeira com Clones de Eucalyptus urophylla: Estudo de Caso para Uso na Indústria de Móveis e Construção Civil."

Lílian foi aprovada por unanimidade pela banca composta por seu orientador Prof. Dr. Dijon de Moraes Júnior, mebro da REDEMAT e vice-reitor da UEMG, pelo Prof. Dr. Lourival Marin Mendes e pelo Prof. Dr. José Reinaldo Moreira da Silva, ambos professores da UFLA.

A aproximação entre Engenharia de Materiais e o Design, é um caminho interessantíssimo para a inovação dos produtos e para o desenvolvimento sustentável. A pesquisadora desenvolveu painéis de compensado e osb, a partir dos clones de eucalyptus e realizou testes de resistência física e mecânica para estudo da viabilidade e aplicabilidade destes produtos na construção civil e no mobiliário.

Os painéis terão grande importância para a indústria de madeira processada mineira. Minas Gerais é hoje o maior produtor de Eucalyptus do Brasil, a pesquisa e produção de painéis utilizando-se clones de Eucalyptus irá fortalecer a indústria de painéis mineira, e criar bases de incentivo de exportação deste produto para outros estados, bem como também para outros países. Além disso, a produção de painéis com espécies de Eucalyptus irá fornecer suporte a demanda crescente da indústria de móveis e da construção civil no estado.

Nenhum comentário: