quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

‘Mistura de mundos‘ ganha prêmio nacional de design | Projeto de estudantes da Unesp cria livro de madeira para a educação

Os estudantes Henrique Barone de Andrade e Fernanda Ribeiro Ferreira, ambos de 22 anos, se conheceram no curso de design da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

No segundo ano a amizade virou namoro e os dois viraram parceiros, não só no amor, mas também em projetos profissionais.

Essa história de acabou gerando uma outra, que acaba de ser premiada. Os dois conseguiram o 2 lugar na terceira edição do Concurso Nacional de Criação de Brinquedos, promovido pela Espaço Palavra Editora e Arte.

O projeto Recriando, um livro lúdico e educacional feito de madeira MDF, nas palavras de Henrique permite a criança brincar e inventar seu próprio universo. “Ele é feito para permitir misturas de mundos vegetais e de metais. A criança decide como aprender”, fala.

A orientadora do trabalho, Susy Amantini, 41, explica que o livro vai além de estímulos visuais, táteis, sonoros, térmicos, materiais para se tornar um objeto cheio de surpresas, sendo seu público crianças do ensino infantil (pré-alfabetização), mais específico de 2 a 7 anos.

“Esse tipo de produto pedagógico que une o design ainda não é valorizado no Brasil, diferente do que ocorre em larga escala na Europa e EUA”, diz.

O projeto de Henrique e Fernanda concorreu com outros 96 de todo o Brasil. Os trabalhos foram avaliados por indústrias de brinquedo como a Estrela, acadêmicos da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) de São Paulo, Instituto Europeu de Design, pela ADP (Associação dos Designers de Produto), entre outras entidades, além de passar pelo crivo de psicólogos, pais e também de crianças.

O primeiro colocado do prêmio foi um projeto de Canoas (RS) para crianças especiais, feito por Nara Rocha e o terceiro lugar foi de São Paulo capital: um jogo feito por Marcos Wellber Dias de Oliveira, Rogerio Barom e Vitor Signoretti.

Visto no bomdiabauru, indicado por DG

Nenhum comentário: