terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Exposição: “21º Prêmio Design MCB”

O público pode conferir a partir de hoje, em São Paulo, a exposição do 21º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (MCB). A mostra foi aberta ontem, em cerimônia para convidados, e fica em exibição até o dia 20 de janeiro. A premiação é a de maior longevidade no país na área de design.

Nesta edição, apenas quatro nomes conquistaram os primeiros lugares. Na categoria Utensílios, o vencedor foi Arthur Casas (RS), com o Faqueiro 130 peças. Fernando Prado (SP) é o autor do trabalho mais bem avaliado na categoria Iluminação, com a Linha de balizadores Cut. Em Mobiliário, o prêmio foi para Aristeu Pires (RS), autor da Poltrona Gisele. O livro "O Design brasileiro na órbita da I Exposição Nacional de Arte Concreta: 1948-1966" rendeu a André Stolarski (RJ) o prêmio em Trabalhos Escritos.

Não houve vencedores nas categorias Equipamentos Eletroeletrônicos, Novas Idéias/Conceitos, Construção e Têxteis e revestimentos. De acordo com o júri, a decisão foi motivada para preservar o padrão de qualidade conquistado pelo prêmio. "Foi assumidamente uma forma de sinalizar a percepção de que há uma defasagem flagrante entre a maior parte dos projetos inscritos e a qualidade da produção contemporânea de design no país", declara a comissão julgadora em nota oficial.

Sete produtos ficaram com menções honrosas: jipe Stark, da Questto Design (SP); o vaso Rei das flores, da Megabox Design (PR); cadeira Atiati, de Paula Sertório (SP); cadeira de balanço Verão, de Fernando Mendes de Almeida e Roberto Hirth (RJ); luminária pendente Rail e luminária pendente Dobra, de Marcelo Sikorski (SP); lavadora semi-automática Duppla, de Guto Indio da Costa, Felippe Bicudo, Ado Azevedo, Manuela Vilaseca, André Lobo e Gustavo Russi (RJ).


Da esquerda para a direita: Faqueiro 130 peças, de Arthur Casas (RS), vencedor da categoria Utensílios; Linha de balizadores Cut, de o com . Fernando Prado (SP), ganhador na categoria Iluminação; "O Design brasileiro na órbita da I Exposição Nacional de Arte Concreta: 1948-1966", de André Stolarski (RJ), vencedor em Trabalhos Escritos; e Poltrona Gisele, de Aristeu Pires (RS), vencedor em Mobiliário.

O que estará em exibição - Além dos produtos premiados e que receberam menção honrosa, a exposição 21º Prêmio Design MCB também contará com os seguintes produtos selecionados pelo júri: Luminária Essayage, de Baba Vacaro, de São Paulo; Access Point GTS, da Questto Design, de São Paulo; Jarra Sava, de Rubens Simões, de Caxias do Sul; luminária Athena, de Alexandre Rautemberg, do Rio de Janeiro; linha de projetores Geo, linha de projetores Mood e luminária Wish, de Fernando Prado, de São Paulo; cadeira Pescador e canivete Talisman, de Fernando Mendes de Almeida e Roberto Hirth, do Rio de Janeiro; Produto: coleção de tapetes Natureza Urbana, de Beatriz Lettiére e Márcia Bergmann, do Rio de Janeiro; banco Canoe, de Marcelo Ligieri, de Belo Horizonte; Cadeado de segredo e cabo plástico para a linha de utensílios domésticos, de Rafaelo Rodrigues da Silva e Ronnie Sodeyama Pinto, de Santana da Parnaíba (SP); fogão Bosch Express Control, de Leonardo Romeu e Marcos Batista, de São Paulo; microscópio cirúrgico SM Novus, de Lucia Vivacqua Friedrich, de Rio Claro (SP); lixeira Cápsula, de Bertussi Designdustrial, de Porto Alegre; talheres Inova, de Ricardo Takeda, de Porto Alegre; pastilhado de coco, linha Membira, de Eduardo Franco Queiroz, de Maceió; banco Goma, de Renata M. Moura, de Joinville; tapete Painel e tapete JK, de Natacha Rena, de Belo Horizonte; equipamento para retificação postural Ciranda, de Erica Foureaux, de Belo Horizonte; poltronete Rio, de Fabíola Bergamo, de São Paulo; cadeira Daniella e poltrona Copacabana, de Aristeu Pires, de Gramado; Sistema Carrapixxxo, de Guto Indio da Costa, Felippe Bicudo, Augusto Seibel, Camila Fix, Pedro Nakazato, Carlos Pinto Rutigliani e Felipe Rangel, do Rio de Janeiro; Recomendações ergonômicas para o projeto de cadeira de rodas: considerando os aspectos físiológicos e cognitivos dos idosos, de Ivan Ricardo Rodrigues Carriel, Tatuí (SP); Design Brasil Vols. I e II, de Pedro Ariel Santana (coordenação), texto e reportagem: Lucia Santos Gurovitz, Maria Helena Pugliese, Regina Galvão, Rodolfo S. Filho. Projeto de arte: Henrique Theo Möller, de São Paulo; Design gráfico em exposição, de Rogério Ianelli, de São Caetano do Sul (SP).

O Museu da Casa Brasileira fica na Av. Faria Lima, 2705, no bairro Jardim Paulistano, em São Paulo. A visitação está aberta de terça a domingo, das 10h às 18h, com ingresso a R$ 4,00 e meia entrada para estudantes. Aos domingos, a entrada é gratuita. Mais informações pelo site www.mcb.sp.gov.br .

fonte: rede design brasil

Nenhum comentário: