sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Wolfson Design


Philip Michael Wolfson do Wolfson Design mostrou em outubro uma editição limitada ou de peças únicas de seus móveis no Covent Garden Super Design em Londres.

Wolfson Design expôs os trabalhos de duas ‘séries’ explorando a abordagem functional e escultural do design, nas quais o conceito é derivado fluidez da paisagem e de seu movimento geométrico. movement.

LINE SERIES : Uma exploração das metamorfoses formais. Focando no poder da ambiguidade no qual diferentes conceitos são justapostos. É mais livre e radical pairando entre escultura e formas que podem e devem ser utilizdas como mobiliário.

ORIGAMI : A série Origami parcece uma abstração de intercessões, dobras, mergulhos e justaposições de superfícies- forças estáticas versus dinâmicas; um momento paralizado de uma ação suspensa, congelada, como se fossem dobras feitas pela mão do homem.




(fonte: dezeen)

Feira Arte Design

Projeto Madeira Moldada

Quando iniciei minha pesquisa no mestrado da REDEMAT, pensava no desenvolvimento de um novo compósito à partir de resíduos da indústria moveleira, que fosse mais eco-eficiente. De 2006 pra cá, felizmente , cada vez mais o tema aparece em várias discussões e acredito que isso seja muito positivo.


Um bom exemplo é o Projeto Desenvolvimento de Soluções de Design para Produtos Industriais através da conformação 3D a partir da Fibra de Madeira de Reflorestamento, faz parte das pesquisas do Núcleo de Design & Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (NDS/UFPR).


A produção de madeira de reflorestamento no Sul do Brasil abrange grandes áreas, e a geração de resíduos no corte desta madeira em serrarias ainda é um problema. Pensando nisto, o Prof. Dr. Dalton Luiz Razera, coordenou um projeto no intuito de transformar este problema (resíduo) em oportunidade de negócio (processo industrial de transformação), com reflexos possíveis no aspecto ambiental, econômico e inclusive social. A iniciativa vislumbra ainda a possibilidade de se criar pequenas indústrias para a produção de objetos moldados em fibra de madeira.

O núcleo trabalha com os principais conceitos da sustentabilidade contemplando dimensões ambientais, sociais, econômicas e com um foco no ciclo de vida dos produtos, orientados pela visão do Prof. Dr. Carlo Vezzoli do Politécnico de Milão, nas seguintes linhas de atuação:

a) Projetos de pesquisa: sempre realizados em parceria com representantes da sociedade (empresas, fundações, universidades, etc.) de maneira a obter resultados com validade prática e científica;

b) Atividades de extensão para a sociedade: disseminação do conhecimento através de cursos de extensão, eventos científicos e publicações;

c) Apoio ao aprendizado acadêmico: geração de ferramentas didático-pedagógicas para apoio ao ensino nos cursos de graduação e pós-graduação em Design.

Fica o recado para todos os designers: mais importante que preocupar-se com o aproveitamento, a reciclagem e o reflorestamento é o uso consciente dos materiais. Nós designers somos responsáveis por uma fatiazinha bem significativa desse processo de conscientização e busca por um mundo sustentável!


Storie diCose


Cada objeto possui uma história, desde sua fabricação até seu descarte. Por quantas mãos passaram, o número de marcas que carregam, qual sua importância, quais momentos marcaram. A exposição italiana “Storie Di Cose” mostra justamente a narrativa de 28 designers internacionais sobre a cultura, os vínculos afetivos e os relacionamentos que os objetos têm com o mundo.
Entre os designers convidados estão dois nomes brasileiros: Manuel Bandeira, de Salvador, e o escritório Nódesign, de São Paulo. Até 30 de novembro. www.lungomare.org


Fonte: arc design

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Senai lança Caderno de Referências 2008



Uma diferença marca o novo caderno de tendências em mobiliário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai. Lançada desde 2002, a publicação agora se chama "Caderno de Referências". A edição 2008 é a sexta da série "Coleção em Design".

Enquanto os cadernos anteriores trabalharam temas variados, com foco na identidade do design brasileiro e nas tendências internacionais e nacionais do design moveleiro, o desta temporada é centrado no comportamento da sociedade como processo inicial de uma tendência. É o que explica a designer Márcia França Batista, do Núcleo de Inovação e Design de Móveis do Senai- Cetman, de Arapongas (PR). Ela participou do grupo que trabalhou na nova edição, composto por profissionais de oito estados.

"O caderno não apresenta explicitamente as tendências, mas conduz o profissional, dentro da categoria de sua produção, a pensar como será o móvel dentro dos novos comportamentos, das novas abordagens, baseados no estudo desses comportamentos, tomando o caderno como referências", afirma Márcia Batista

O caderno foi segmentado em quatro grandes temas: "Momento Luxo", "Simbiose", "Buscas e Origens" e "Tempo e Espaço".

O primeiro tema estende o conceito do luxo para todas as classes sócio-econômicas, com base nas sensações e nos valores de cada um. Em "Simbiose" está o convívio do moderno com o tradicional, a busca pela paz, a sustentabilidade, as questões ambientais, as diferenças. No tema "Buscas e Origens" são resgatadas as raízes brasileiras como referência para novos estilos e funções dos produtos - destaque para o artesanato e para a regionalidade. Já "Tempo e Espaço" mostra referências para quem tem um ritmo de vida em constante velocidade, simultaneidade, informação e universalidade.

Além da publicação, o Senai está promovendo debates sobre quais serão os móveis - e materiais - que atenderão aos novos personagens e estilos de vida.

( fonte: www.designbrasil.org.br )

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Eco wood - David Brunicardi


Inspirado nas fluidez da água e construído com madeiras amigáveis do Equador, a nova série do designer David Brunicardi inclui a mesinha Onda, o banco Mag e a mesa lateral. Madeira com formas fluidas estão presentes em toda a linha explorando o potencial do material. O resultado é um mobiliário que se torna belo e elegante pela sua simplicidade e materiais utilizados.* *adaptado de Lisa Evans para CH